terça-feira, 13 de maio de 2008

General Humberto Delgado - um herói português

http://www.humbertodelgado.pt/

Português. Sítio da Fundação Humberto Delgado. Interessando o público em geral, estudantes, docentes e investigadores sobre a luta de Humberto Delgado em prol da liberdade até ao seu assassinato pela PIDE em 1965. Quando passam 50 anos da campanha eleitoral de 1958 vale a pena conhecer um pouco mais sobre o general que em plena ditadura salazarista afrontou o ditador Oliveira Salazar.



O general Humberto Delgado foi candidato da oposição à Presidência da República em 1958. Deu corpo ao descontentamento do povo português contra a Ditadura. Antigo adepto do regime, a sua estadia nos Estados Unidos levou-o a afastar-se do Estado Novo e a concorrer às eleições de 1958. Em conferência de imprensa que ficou famosa respondeu a uma pergunta sobre o destino de Salazar no caso de vencer as eleições:"Obviamente, demito-o!". Com esta determinação entusiasmou o povo português que, aos milhares, pela primeira vez desde o fim da Segunda Guerra Mundial, saíu à rua aclamando o «general sem medo». Salazar percebeu o perigo e ordenou à polícia política, censura e Exército que tudo fizessem para salvaguardar a Ditadura. Através de uma gigantesca fraude eleitoral o regime fez «eleger» o almirante Américo Tomás e perseguiu os apoiantes do general Humberto Delgado que acabaria por se exilar e ser assassinado pela polícia política de Salazar, a PIDE, numa emboscada para que foi atraído junto à fronteira de Portugal, em solo espanhol, onde foi barbaramente espancado e morto bem como a sua secretária brasileira em 1965.


Imagens da campanha do general Humberto Delgado em 1958 e acção repressiva da polícia e GNR. Excerto do discurso do ditador Oliveira Salazar com a ameaça «repor a ordem a todo o custo».

Sem comentários: