quinta-feira, 5 de junho de 2008
HÁ 19 ANOS O MASSACRE DA PRAÇA TIANANMEN - PEQUIM
sexta-feira, 30 de maio de 2008
terça-feira, 27 de maio de 2008
JOGOS OLÍMPICOS DE BERLIM 1936 - I
No ano em que se celebram os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, uma oportunidade para recordar a manipulação política dos Jogos Olímpicos ao longo do século XX.
terça-feira, 20 de maio de 2008
40 anos de MAIO DE 1968 - Revolução impossível
terça-feira, 13 de maio de 2008
General Humberto Delgado - um herói português
Português. Sítio da Fundação Humberto Delgado. Interessando o público em geral, estudantes, docentes e investigadores sobre a luta de Humberto Delgado em prol da liberdade até ao seu assassinato pela PIDE em 1965. Quando passam 50 anos da campanha eleitoral de 1958 vale a pena conhecer um pouco mais sobre o general que em plena ditadura salazarista afrontou o ditador Oliveira Salazar.
O general Humberto Delgado foi candidato da oposição à Presidência da República em 1958. Deu corpo ao descontentamento do povo português contra a Ditadura. Antigo adepto do regime, a sua estadia nos Estados Unidos levou-o a afastar-se do Estado Novo e a concorrer às eleições de 1958. Em conferência de imprensa que ficou famosa respondeu a uma pergunta sobre o destino de Salazar no caso de vencer as eleições:"Obviamente, demito-o!". Com esta determinação entusiasmou o povo português que, aos milhares, pela primeira vez desde o fim da Segunda Guerra Mundial, saíu à rua aclamando o «general sem medo». Salazar percebeu o perigo e ordenou à polícia política, censura e Exército que tudo fizessem para salvaguardar a Ditadura. Através de uma gigantesca fraude eleitoral o regime fez «eleger» o almirante Américo Tomás e perseguiu os apoiantes do general Humberto Delgado que acabaria por se exilar e ser assassinado pela polícia política de Salazar, a PIDE, numa emboscada para que foi atraído junto à fronteira de Portugal, em solo espanhol, onde foi barbaramente espancado e morto bem como a sua secretária brasileira em 1965.
Imagens da campanha do general Humberto Delgado em 1958 e acção repressiva da polícia e GNR. Excerto do discurso do ditador Oliveira Salazar com a ameaça «repor a ordem a todo o custo».
terça-feira, 29 de abril de 2008
GUERRA DO VIETNAME (1959-1975)
Português. A Guerra do Vietname (1959-1975) ou Segunda Guerra da Indochina é conhecida no Vietname como a "Guerra da América" e inscreve-se no contexto da Guerra Fria entre o mundo capitalista e o bloco comunista - a primeira derrota militar dos E.U.A. no século XX.
http://www.vietnampix.com/intro.htm
Inglês. A Guerra do Vietname contada em imagens, na perspectiva americana. Um sítio interessante para compreender a intervenção norte-americana na Indochina. Cronologia de 1945 a 1997. Máquinas, Rostos, Hippies, Debaixo de Fogo, Vida e Sofrimento são os aspectos da guerra a explorar através de fotos de grande qualidade algumas das quais se tornaram verdadeiros ícones do conflito vietnamita.
www.youtube.com/watch?v=JpEgJZpNI6w
Inglês. "Canção e guerra no Vietname"
- a canção pacifista contra a guerra: Beatles,
Rollingstones, Springsteen.terça-feira, 22 de abril de 2008
GUERRA FRIA - POLÍTICA DE BLOCOS
Português. Introdução ao período da Guerra Fria entre finais da 2 ª Guerra Mundial e o colapso da União Soviética em 1991: o conflito político-ideológico, a corrida aos armamentos e os principais momentos de tensão entre as duas superpotências.
http://www.coldwar.org/
Inglês. Sítio com a perspectiva norte-americana da Guerra Fria mas com abundante informação organizada por décadas, anos 40, 50, 60, 70, 80 e 90, onde é fácil encontrar documentos sobre os principais momentos de tensão no mundo bipolar da Guerra Fria.
http://diplo.uol.com.br/2002-11,a488
Português. Texto publicado na versão brasileira de Le Monde Diplomatique recorda um momento de tensão da Guerra Fria em torno da CRISE DOS MÍSSEIS DE CUBA 1962.
http://www.guerrefroide.net/
Francês. Construído no quadro de uma escola secundária canadiana este sítio merece uma visita pelos materiais que conseguiu reunir e a qualidade da apresentação gráfica.
http://guerrefroide.iquebec.com/
Francês. Sítio canadiano com boa documentação sobre a Guerra Fria.
sábado, 19 de abril de 2008
SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO CENSURA, DITADURA E DEMOCRACIA
A Fundação Mário Soares, com a colaboração da Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e do Centro de Investigação Media e Jornalismo de Lisboa (CIMJ) organizou o Seminário Luso-Brasileiro "Censura, Ditadura e Democracia", nos dias 8 e 9 de Maio de 2008.
Para leitura das conclusões do Seminário e outras informações consultar:
http://www.fmsoares.pt/aeb/Dossier11
terça-feira, 15 de abril de 2008
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Francês. Este sítio foi criado com o objectivo de familiarizar os alunos do Secundário com o tema da Revolução Industrial, instrumento pedagógico divertido que ajuda a compreender a complexidade do mundo actual - as inovações (caminho-de-ferro e a electricidade), o trabalho na fábrica ( a mecanização e o trabalho infantil), as cidades ( as epidemias e higiene, os incêndios), patrões e operários (burguesia e lutas operárias).
http://www.ecomusee.qc.ca/
Chaplin - Tempos Modernos (1936)
sexta-feira, 4 de abril de 2008
HÁ 40 ANOS ERA ASSASSINADO MARTIN LUTHER KING
terça-feira, 1 de abril de 2008
TIBETE
Dalai Lama - líder espiritual do povo tibetano
http://www.tibet.com/
Inglês. Sítio oficial do governo tibetano no exílio. Aspectos culturais, sociais, religiosos e políticos do território tibetano.
http://www.dharmanet.com.br/vajrayana/tibet.htm
Português. A História do Tibete desde as origens à ocupação chinesa e a luta pela autodeterminação. Tibete - o Dharma na Terra das Neves.
terça-feira, 11 de março de 2008
NOVOS LIVROS
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
http://www.onuportugal.pt/
Português. História da Organização das Nações Unidas (ONU) no mundo desde o seu nascimento em 24 de Outubro de 1945.
http://www.unicef.org/
Inglês, Espanhol, Francês entre outros idiomas. Organismo da ONU especializado na defesa dos Direitos das Crianças.
www.who.int/en
Inglês. Francês. Espanhol. Organismo especializado da ONU (Organização Mundial da Saúde – OMS) sobre os problemas de saúde à escala mundial.
UNIÃO EUROPEIA (EU) - CEE
http://www.ciejd.pt/
Português. Sítio do Centro de Informação Europeia Jacques Delors com a história da adesão de Portugal à Comunidade Europeia. Iniciada em 1976 com o I Governo Constitucional de Mário Soares.
http://europa.eu/
Portal da União Europeia – actividades, instituições (como funciona a União Europeia – um guia sobre as instituições da EU), documentos, serviços (inclui os dados estatísticos da EU). Nas várias línguas oficiais da EU incluindo o português. Alguns documentos não estão acessíveis em Português.
www.ec.europa.eu/
Sítio da Comissão Europeia. Opção de língua portuguesa.
http://www.europarl.europa.eu/
Sítio do Parlamento Europeu. Opção de língua portuguesa.
http://www.parleurop.pt/PortalWeb_Parlamento/
Português. Sítio em Portugal do Parlamento Europeu que comemora em 2007 os 50 anos do Tratado de Roma, fundador da CEE.
http://www.ena.lu/mce.cfm
Inglês. Um fantástico arquivo on-line sobre a formação da União Europeia, com fotos, vídeos e muitos documentos, o European NAvigator (ENA) é uma fonte de referência para o estudo da unidade Europeia, de 1945 até hoje.
http://voltairenet.org/article123503.html#nb4
Francês. Parte da história “secreta” da formação da União Europeia numa perspectiva crítica que evidencia o papel dos Estados Unidos na criação de uma frente europeia contra a ameaça comunista na Europa.
GRÃ-BRETANHA
http://www.churchill.nls.ac.uk/
Inglês. Biografia do célebre estadista britânico Winston Churchill.
www.chu.cam.ac.uk./archives/home.shtml
Inglês. Escritos pessoais e políticos de Churchill e outros dirigentes britânicos.
www.iwm.org.uk/cabinet/index.htm
Inglês. Durante a Segunda Guerra Mundial o governo britânico reunia-se em abrigo no subsolo londrino ao qual podemos ter acesso em visita virtual.
sábado, 1 de março de 2008
PORTUGAL
Português. A proclamação da República em 5 de Outubro de 1910. A preparação da revolução: do 4 de Outubro ao 5 de Outubro de 1910. Balanço de uma revolução.
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Portugal/Simbolos_Nacionais/HinoNacional.htm
Português. Portal do Governo português onde podes ler e ouvir o Hino de Portugal em ficheiro Mp3. Como uma marcha revolucionária republicana, patriótica, nacionalista, antibritânica e colonialista se transformou no Hino Nacional após o triunfo da revolução republicana de 1910: onde hoje se lê «canhões» a letra inicial apresentava a expressão «bretões», isto é, britânicos, que tinham humilhado a monarquia portuguesa com o Ultimato de 1890. Ver também neste sítio a evolução de outros símbolos nacionais como a Bandeira Nacional.
http://www.vidaslusofonas.pt/machado_santos.htm
Português. Página com a biografia do herói do 5 de Outubro de 1910, Machado Santos (1875-1921).Em destaque a descrição viva dos momentos da Revolução na Rotunda no dia 5 de Outubro.
http://www.parlamento.pt/
Português. O Parlamento em Portugal desde o século XIX ao século XX. Em Constitucionalismo: o Parlamento nas Constituições de 1822 a 1976. Em destaque para o século XX: a 1ª República (1910-1926), a Assembleia Nacional Constituinte de 1911, o Congresso, os partidos políticos da 1ª República.
O Estado Novo (1926-1974): da Ditadura Militar ao Salazarismo. O regime democrático (1974).
http://www.laicidade.org/
Português. Sítio da associação cívica por «uma República secular e laica, por uma sociedade livre, aberta, inclusiva e justa». Em destaque a campanha de apoio à Declaração Universal dos Direitos do Homem no seu 60º aniversário.
http://triplov.com/carbonaria/carbonaria_portuguesa/almanach_bertrand/index.htm
Português. Duas organizações tiveram papel fundamental na implantação da República em Portugal ao lado do Partido Republicano: a Maçonaria e a Carbonária, organização clandestina armada.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria
Português. Sobre as origens e a acção da Maçonaria na defesa dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade das revoluções liberais.
DITADURA MILITAR /ESTADO NOVO (1926-1974)
www.uc.pt/cd25a/
Sítio do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
Português. Informação sobre a história recente e a transição democrática portuguesa.
Animações do DVD “25 de Abril, 32 anos, 32 perguntas”; o sistema político português – breve história das quatro fases (Monarquia, Estado Novo, República e Democracia) pelas quais Portugal passou; o Estado Democrático, a estrutura do sistema político; documentos que marcaram os anos de 1974 e 1975, ex. o Programa do MFA; José Afonso nos arquivos do Cd25A; o 25 de Abril contado pelos protagonistas.
http://www.iscsp.utl.pt/
Português. Sítio do Centro de Estudos do Pensamento Político do ISCSP – Lisboa.
Seleccione no ANUÁRIO o século XIX ou o século XX. Seleccione o ANO. Irá encontrar os destaques de Portugal e do Mundo, cronologia de acontecimentos, bibliografia publicada em cada ano, os livros do ano, falecimentos e nascimentos, a personalidade do ano e muito mais! Um útil instrumento de pesquisa.
Censura à Imprensa e Censores do Salazarismo (1926-1945)
Conferência de 8 de Maio de 2007 na Escola Secundária Prof. Ruy Luís Gomes - Almada
http://www.imultimedia.pt/galeriavirtualdacensura/
Português. Sítio do Museu Nacional da Imprensa. A censura em Portugal da Ditadura Militar ao Estado Novo (1926-1974) : os espectáculos, literatura e artes, política e sindicatos, a imprensa clandestina; cronologia.
www.noticiasdaamadora.com.pt/censura16/index.php
Português. Sítio do jornal Notícias da Amadora que reúne um Dossier – Censura 16 com
Cadernos da Censura – textos cortados parcial ou totalmente pela censura entre 1958 e 1974 e Censura Interactiva, um pequeno jogo para descobrir onde atacava o lápis do censor.
Portugal : o fim da censura após o 25 de Abril de 1974
DOSSIÊ DO JORNAL EXPRESSO : O QUE A CENSURA CORTOU
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?sid=ex.sections/24874
Jornal de referência na imprensa portuguesa o semanário Expresso iniciou a sua publicação em 1973 sendo , de imediato, alvo da acção da censura. 25 anos depois José Pedro Castanheira recorda a mutilação da censura nas edições semanais do jornal que o colocaram em risco de publicação, situação ultrapassada com a liberdade de imprensa do 25 de Abril de 1974.
ARISTIDES DE SOUSA MENDES
http://www.mvasm.com/
Português. Neste museu é possível aceder a documentos, fotografias e filmes inéditos sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes cônsul de Portugal em Bordéus, que em 1940, numa França ocupada pelos nazis alemães, assinou milhares de vistos permitindo a fuga de refugiados ao regime de Hitler. Destituído do cargo por Oliveira Salazar por ter desobedecido a ordens e “desonrado” Portugal, Sousa Mendes morreu na miséria em 1954. O museu está dividido em três corredores virtuais: um sobre a Segunda Guerra Mundial, outro sobre a fuga ao regime nazi e outro sobre a liberdade, com imagens da chegada e partida de Portugal de muitos refugiados. (Público, 19-2-2008).
ESTADOS UNIDOS (E.U.A.)
Português. Iniciação ao estudo do Fordismo. Ver também a ligação ao conceito de toyotismo: uma nova forma de organização do trabalho com origem no Japão.
Inglês. O carro do século XX – o Ford T - e a vida de Henry Ford. Entre 1908 e 1927 foram produzidos 15 milhões de carros: o primeiro carro para as massas! Dele terá dito Henry Ford: « You can paint it any colour, so long as it’s black !»
Sítio em inglês sobre a perseguição durante o período do macartismo aos homossexuais nos EUA.
Sítio em inglês sobre «Os loucos anos 20» : The roaring twenties – a historical snapshot of life in the 1920’s
http://www.geocities.com/Athens/troy/4399/
Sítio em inglês sobre a lei seca nos Estados Unidos da América.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Seca
Sítio em português sobre a Lei Seca, conhecida nos Estados Unidos como Prohibition. Aprovada em 1919 entrou em vigor em 1920 e permaneceu até 1933. A sua aplicação, em nome da reacção conservadora perante as mudanças nos costumes nos anos 20, resultou em fracasso, dando lugar à violência urbana dos gangsters e corrupção das autoridades.
http://www.chicagohs.org/history/capone.html
Sítio em inglês sobre o gangster americano mais famoso nos anos 20 da Lei Seca: Al Capone
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
ESPANHA (GUERRA CIVIL – 1936/1939)
Espanhol. Colecção de cartazes da Guerra Civil de Espanha (1936-1939) recolhidos pela central sindical espanhola UGT.
http://www.lainsignia.org/especiales/1936.html
Espanhol. Edição do jornal digital La Insígnia sobre a Guerra Civil de Espanha(1936-1939), inclui entre outros o texto de George Orwell « Recordações da Guerra Civil Espanhola ».
http://sbhac.net/Republica/Republica.htm
Espanhol. A Guerra Civil de Espanha na memória dos republicanos; exemplares do diário republicano AHORA (1936); informação sobre as forças armadas republicanas.
http://www.fundanin.org/fan.htm
Espanhol. Homenagem ao dirigente do POUM , Andrés Nin, assassinado pela polícia estalinista no âmbito da intervenção soviética em Espanha na Guerra Civil.
http://www.english.uiuc.edu/maps/scw/scn.htm
Inglês. Sítio da Universidade do Illinois (EUA) com múltipla informação sobre a participação de escritores na Guerra Civil de Espanha; cronologia e biografias de personagens importantes da revolução.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
UNIÃO SOVIÉTICA – BLOCO DO LESTE
www.answers..com/topic/20th-congress-of-the-cpsu
Inglês. Discurso de Krutchev no XX Congresso do Partido Comunista da URSS deitando por terra a política de Estaline e o culto da personalidade.
CHINA/REPÚBLICA POPULAR DA CHINA
Francês. Extensa biografia do líder da Revolução chinesa Mao Zedong ( 1893-1976) com links para vários temas relacionados: Revolução Cultural , história da China, realismo socialista, cartazes de propaganda da República Popular da China, maoísmo, etc.
http://www-chaos.umd.edu/history/toc.html
Inglês. História da China desde as antigas dinastias até às reformas de 1980-1988.
GRANDE GUERRA – PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Português. Uma boa introdução à pesquisa em torno da Primeira Guerra Mundial.
http://www.worldwar1.com/
Inglês. Uma história na Internet da Grande Guerra com múltiplas ligações.
http://education.france5.fr/guerre14_18/
Francês. Sítio pedagógico de France 5 sobre a Primeira Guerra Mundial com os dossiers: economia de guerra, o inferno de Verdun, na hora dos tratados e revolução russa.
Interessante cronologia da Grande Guerra e biografias sumárias.Visitar também o diaporama (selecção de imagens) e o espaço para professores.
http://crdp.ac-reims.fr/memoire/bac/1gm/menu.htm
Francês. As grandes fases da guerra. Recursos úteis para os professores de História. Bilhetes postais da época, mapas e textos.
http://www.historial.org/
Francês, Inglês e Alemão. A história da Grande Guerra através de histórias paralelas da Alemanha, França e Grã-Bretanha. Explica a guerra, as suas origens e consequências.
www.art-ww1.com/gb/visite.html
Inglês. A arte da 1ª Guerra Mundial. Como é que os artistas das várias frentes em luta viram a guerra e os seus dramas: os campos de batalha, a idade da artilharia, a morte e o sofrimento humano, a guerra total, são alguns dos temas desta colecção de 100 quadros no 80º aniversário da Grande Guerra.
Otto Dix, Flandres, 1934-1936